Neste final de semana aconteceu a maior competição do fisiculturismo mundial: Mr. Olympia. Dias antes do início da competição, um dos principais competidores, George "Da Bull" Peterson, 37 anos de idade, foi encontrado morto no hotel. Infelizmente, as mortes de fisiculturistas têm sido cada vez mais frequentes. A causa da morte ainda não foi divulgada. Mas uma morte de atleta sempre nos faz pensar sobre possíveis causas.
O fato de a morte ter acontecido próxima à competição sugere que a desidratação e distúrbios de eletrólitos (como o potássio) podem ter sido a causa. Para os músculos ficarem mais aparentes, é muito comum que estes atletas desidratem absurdamente no período pré-competição. Muitos deles usam diuréticos e isso acaba gerando perdas enormes de água e potássio, facilitando a ocorrência de arritmias e morte.
Vale lembrar que o uso de esteróides anabolizantes é frequente nos atletas de fisiculturismo e não podemos descartar infarto, tromboembolismo pulmonar e insuficiência cardíaca como possíveis causas nestes caso, além da desidratação. Sabemos que o uso de anabolizantes, principalmente em altas doses, gera lesões cardíacas e alterações da coagulação que facilitam tromboses.
Preocupados com o crescente uso de anabolizantes seja em fisiculturistas, seja em pessoas que buscam resultados estéticos não competitivos, eu e o @drjoaogiffoni já analisamos mais de 500 fisiculturistas. E estes dados foram submetidos para apreciação pelo American College of Cardiology e pelo American College of Sports Medicine. Com base nestes estudos desenvolvemos o protocolo Heart Protect, que visa identificar e tratar precocemente os danos cardíacos causados pelos esteróides.
Se você é médico e trabalha com modulação hormonal, venha para conhecer nossos protocolos e a aplicação prática deles. Proteja a saúde cardiovascular de seus pacientes. Estaremos na @clinicamuzy , em São Paulo, nos dias 23 e 24 de Outubro, apresentando este e outros protocolos para a melhor condução da saúde do atleta e esportista.
Para informações e inscrições: @regadasjuju pelo whatsapp: 21-97160-0202
Dra. Renata Castro
CRM 5270560-8
Especialista em Medicina do Esporte (RQE 28280) e Cardiologia (RQE 27131)