Pular para o conteúdo principal

Parada cardíaca no esporte



💔 Quando o coração pára de contrair (“bater”) acontece uma parada cardíaca! 

💔 As principais causas são arritmias e o infarto agudo do miocárdio.

💔 Apesar de raras, as paradas cardíacas, também conhecidas como “mortes súbitas” podem acontecer durante a prática esportiva. 

💔 Nestes casos, as principais causas são displasia arritmogênica do ventrículo direito, cardiomiopatia hipertrófica, infarto e outras arritmias. 

💔 A forma mais eficaz de evitar estes eventos é a avaliação médica pré-participação. Ou seja, todos os atletas deveriam passar por uma avaliação médica detalhada antes de começar a prática esportiva. 

🚨Nesta avaliação buscamos entender a história clínica do atleta, fazemos seu exame físico, eletrocardiograma e definimos quanto à necessidade de realização de outros exames.

🚨É importante lembrar que esta avaliação deve ser repetida periodicamente, pois existem condições que só podem ser detectadas com o passar do tempo. 

Quando foi sua última avaliação médica? 


👩🏻‍⚕️ Dra. Renata Castro
👩🏻‍⚕️ CRM 5270560-8
👩🏻‍⚕️ Especialista em Medicina do esporte (RQE 28280) e Cardiologia (RQE 27131)



VOLTAR AO INÍCIO 

Postagens mais visitadas deste blog

Por que fisioculturistas morrem cedo?

Neste final de semana aconteceu a maior competição do fisiculturismo mundial: Mr. Olympia. Dias antes do início da competição, um dos principais competidores, George "Da Bull" Peterson, 37 anos de idade, foi encontrado morto no hotel. Infelizmente, as mortes de fisiculturistas têm sido cada vez mais frequentes. A causa da morte ainda não foi divulgada. Mas uma morte de atleta sempre nos faz pensar sobre possíveis causas. O fato de a morte ter acontecido próxima à competição sugere que a desidratação e distúrbios de eletrólitos (como o potássio) podem ter sido a causa. Para os músculos ficarem mais aparentes, é muito comum que estes atletas desidratem absurdamente no período pré-competição. Muitos deles usam diuréticos e isso acaba gerando perdas enormes de água e potássio, facilitando a ocorrência de arritmias e morte. Vale lembrar que o uso de esteróides anabolizantes é frequente nos atletas de fisiculturismo e não podemos descartar infarto, tromboembolismo pulmonar e insufi

Modulação Hormonal

A modulação hormonal tem sido apresentada como a “fonte da juventude”! A grande solução anti-envelhecimento! Quem não gostaria de um corpo jovem, forte, cheio de disposição? A verdade é que os esteróides anabolizantes foram sintetizados para tratar doenças (carência destes hormônios) e não com fins estéticos. Existe acompanhamento médico? Existe! Mas infelizmente os acompanhamentos que normalmente são realizados não detectam as lesões cardíacas iniciais, e potencialmente tratáveis, causadas pelos esteróides. Técnicas avançadas de ecocardiografia foram descritas há apenas 3-4 anos e quando utilizadas corretamente e em conjunto com exames funcionais permitem a detecção precoce destas lesões. Eu tenho certeza que você que é médico e trabalha com modulação hormonal solicita um monte de exames laboratoriais laboratoriais para acompanhar a função hepática, o lipidograma e outras alterações já conhecidas que ocorrem pelo uso de anabolizantes. Mas o que você tem feito perlo coração e vasos de

Metabolismo LENTO não existe!

  A calorimetria indireta é o método de escolha para análise do gasto energético basal. Se você sempre culpou seu metabolismo, tá na hora de avaliar sua taxa metabólica basal. View this post on Instagram Uma publicação compartilhada por Dra. Renata Castro, PhD (@drarenatacastro)