Pular para o conteúdo principal

Você já reparou que nos rótulos somos todos homens de 70 kg?



Você já reparou nisso? Basta olhar um rótulo da embalagem de qualquer alimento, e teremos lá o percentual das necessidades diárias de calorias e outros elementos para um homem de 70 kg. Por mais que isso seja apenas uma referência, automaticamente surgem dois questionamentos na maioria das pessoas:

👉🏻 Não sou um homem de 70kg, como interpreto estes dados?


👉🏻 Será que todos os homens de 70 kg têm as mesmas necessidades nutricionais?


As respostas para as duas perguntas acima acabam sendo semelhantes: cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes, sejam elas homens de 70 kg ou não! .


Nosso gasto energético, por exemplo, vai depender da nossa massa muscular (e não apenas do peso total), do metabolismo, das atividades diárias que realizamos e até mesmo da presença ou não de doenças.


Por isso, não adianta simplesmente comer “como um homem de 70kg dos rótulos” deveria comer. Precisamos de parâmetros precisos para alcançar nossas metas nutricionais. Neste aspecto, o principal exame é a calorimetria indireta, que permite não apenas a análise do gasto energético basal em 24 h (consumo de calorias em 1 dia), mas também o consumo de carboidratos e gorduras. Este exame representa uma excelente ferramenta para auxiliar na construção do seu plano alimentar. .


👉🏻 Quer saber mais? Me envie suas dúvidas sobre calorimetria e gasto energético!

👩🏻‍⚕️ Dra. Renata Castro

👩🏻‍⚕️ CRM 5270560-8

👩🏻‍⚕️ Especialista em Medicina do Esporte (RQE 28280) e Cardiologia (RQE 27131)

Postagens mais visitadas deste blog

Por que fisioculturistas morrem cedo?

Neste final de semana aconteceu a maior competição do fisiculturismo mundial: Mr. Olympia. Dias antes do início da competição, um dos principais competidores, George "Da Bull" Peterson, 37 anos de idade, foi encontrado morto no hotel. Infelizmente, as mortes de fisiculturistas têm sido cada vez mais frequentes. A causa da morte ainda não foi divulgada. Mas uma morte de atleta sempre nos faz pensar sobre possíveis causas. O fato de a morte ter acontecido próxima à competição sugere que a desidratação e distúrbios de eletrólitos (como o potássio) podem ter sido a causa. Para os músculos ficarem mais aparentes, é muito comum que estes atletas desidratem absurdamente no período pré-competição. Muitos deles usam diuréticos e isso acaba gerando perdas enormes de água e potássio, facilitando a ocorrência de arritmias e morte. Vale lembrar que o uso de esteróides anabolizantes é frequente nos atletas de fisiculturismo e não podemos descartar infarto, tromboembolismo pulmonar e insufi

Modulação Hormonal

A modulação hormonal tem sido apresentada como a “fonte da juventude”! A grande solução anti-envelhecimento! Quem não gostaria de um corpo jovem, forte, cheio de disposição? A verdade é que os esteróides anabolizantes foram sintetizados para tratar doenças (carência destes hormônios) e não com fins estéticos. Existe acompanhamento médico? Existe! Mas infelizmente os acompanhamentos que normalmente são realizados não detectam as lesões cardíacas iniciais, e potencialmente tratáveis, causadas pelos esteróides. Técnicas avançadas de ecocardiografia foram descritas há apenas 3-4 anos e quando utilizadas corretamente e em conjunto com exames funcionais permitem a detecção precoce destas lesões. Eu tenho certeza que você que é médico e trabalha com modulação hormonal solicita um monte de exames laboratoriais laboratoriais para acompanhar a função hepática, o lipidograma e outras alterações já conhecidas que ocorrem pelo uso de anabolizantes. Mas o que você tem feito perlo coração e vasos de

Metabolismo LENTO não existe!

  A calorimetria indireta é o método de escolha para análise do gasto energético basal. Se você sempre culpou seu metabolismo, tá na hora de avaliar sua taxa metabólica basal. View this post on Instagram Uma publicação compartilhada por Dra. Renata Castro, PhD (@drarenatacastro)