Você já reparou nisso? Basta olhar um rótulo da embalagem de qualquer alimento, e teremos lá o percentual das necessidades diárias de calorias e outros elementos para um homem de 70 kg. Por mais que isso seja apenas uma referência, automaticamente surgem dois questionamentos na maioria das pessoas:
👉🏻 Não sou um homem de 70kg, como interpreto estes dados?
👉🏻 Será que todos os homens de 70 kg têm as mesmas necessidades nutricionais?
As respostas para as duas perguntas acima acabam sendo semelhantes: cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes, sejam elas homens de 70 kg ou não! .
Nosso gasto energético, por exemplo, vai depender da nossa massa muscular (e não apenas do peso total), do metabolismo, das atividades diárias que realizamos e até mesmo da presença ou não de doenças.
Por isso, não adianta simplesmente comer “como um homem de 70kg dos rótulos” deveria comer. Precisamos de parâmetros precisos para alcançar nossas metas nutricionais. Neste aspecto, o principal exame é a calorimetria indireta, que permite não apenas a análise do gasto energético basal em 24 h (consumo de calorias em 1 dia), mas também o consumo de carboidratos e gorduras. Este exame representa uma excelente ferramenta para auxiliar na construção do seu plano alimentar. .
👉🏻 Quer saber mais? Me envie suas dúvidas sobre calorimetria e gasto energético!
👩🏻⚕️ Dra. Renata Castro
👩🏻⚕️ CRM 5270560-8
👩🏻⚕️ Especialista em Medicina do Esporte (RQE 28280) e Cardiologia (RQE 27131)