Pular para o conteúdo principal

Riscos da hidroginástica



Recentemente fiz uma postagem sobre a falta de formação específica de cardiologistas para os cuidados da saúde de praticantes de exercícios. Apesar da grande maioria das pessoas ter entendido a mensagem, fui criticada por alguns profissionais de educação física que interpretaram a mensagem como uma invasão de seu espaço. Como médica do esporte e cardiologista sempre apoiei o cuidado multidisciplinar de meus pacientes e sempre valorizei o papel do profissional de educação física.

O ser humano é complexo e precisa de cuidado integrado, sim!

Um ótimo exemplo disso é a hidroginástica. A maioria dos profissionais de saúde liberaria qualquer paciente com mínima autonomia para realizar uma aula de hidroginástica. Entretanto, a imersão na água pode gerar aumentos do retorno de sangue ao coração, piorando a função ventricular agudamente. Assim, pacientes com insuficiência cardíaca grave não devem realizar hidroginástica submersos até o tórax. 
Entretanto, alguns ajustes no treino poderão ser realizados para que estes pacientes pratiquem hidroginástica.

Existem diversos detalhes da prática de exercícios físicos que precisam ser conhecidos por nós, médicos. A segurança dos pacientes ao adotar um estilo de vida saudável depende disso!

Tenho certeza que muitos colegas médicos estão lendo este post preocupados com os últimos pacientes que liberou para fazer a supostamente inócua hidroginástica.

Se você é médico e quer aprender sobre este e outros temas de cardiologia do esporte, nosso CURSO INTENSIVO DE CARDIOLOGIA DO ESPORTE está com inscrições abertas!

São onze meses de aulas semanais, online, ao vivo!

Material didático exclusivo!

Grupo de discussões no WhatsApp!

E muito mais!

Informações e inscrições com a @regadasjuju pelo WhatsApp 21-97160-0202



Dra. Renata Castro
CRM 5270560-8
Especialista em Medicina do Esporte (RQE 28280) e Cardiologia (RQE 27131)⁣ 

Postagens mais visitadas deste blog

Por que fisioculturistas morrem cedo?

Neste final de semana aconteceu a maior competição do fisiculturismo mundial: Mr. Olympia. Dias antes do início da competição, um dos principais competidores, George "Da Bull" Peterson, 37 anos de idade, foi encontrado morto no hotel. Infelizmente, as mortes de fisiculturistas têm sido cada vez mais frequentes. A causa da morte ainda não foi divulgada. Mas uma morte de atleta sempre nos faz pensar sobre possíveis causas. O fato de a morte ter acontecido próxima à competição sugere que a desidratação e distúrbios de eletrólitos (como o potássio) podem ter sido a causa. Para os músculos ficarem mais aparentes, é muito comum que estes atletas desidratem absurdamente no período pré-competição. Muitos deles usam diuréticos e isso acaba gerando perdas enormes de água e potássio, facilitando a ocorrência de arritmias e morte. Vale lembrar que o uso de esteróides anabolizantes é frequente nos atletas de fisiculturismo e não podemos descartar infarto, tromboembolismo pulmonar e insufi

Modulação Hormonal

A modulação hormonal tem sido apresentada como a “fonte da juventude”! A grande solução anti-envelhecimento! Quem não gostaria de um corpo jovem, forte, cheio de disposição? A verdade é que os esteróides anabolizantes foram sintetizados para tratar doenças (carência destes hormônios) e não com fins estéticos. Existe acompanhamento médico? Existe! Mas infelizmente os acompanhamentos que normalmente são realizados não detectam as lesões cardíacas iniciais, e potencialmente tratáveis, causadas pelos esteróides. Técnicas avançadas de ecocardiografia foram descritas há apenas 3-4 anos e quando utilizadas corretamente e em conjunto com exames funcionais permitem a detecção precoce destas lesões. Eu tenho certeza que você que é médico e trabalha com modulação hormonal solicita um monte de exames laboratoriais laboratoriais para acompanhar a função hepática, o lipidograma e outras alterações já conhecidas que ocorrem pelo uso de anabolizantes. Mas o que você tem feito perlo coração e vasos de

Metabolismo LENTO não existe!

  A calorimetria indireta é o método de escolha para análise do gasto energético basal. Se você sempre culpou seu metabolismo, tá na hora de avaliar sua taxa metabólica basal. View this post on Instagram Uma publicação compartilhada por Dra. Renata Castro, PhD (@drarenatacastro)