Cerca de 68% das pessoas que tiveram infecção pelo COVID-19 permanecem com algum sintoma após 30-60 dias do início do quadro clínico. Sintomas como fadiga, dores musculares, palpitações, tonteiras e formigamentos tem sido descritos. Muitos destes pacientes estão sofrendo não só pelos sintomas, mas também porque seus familiares e amigos não acreditam na possibilidade de quadro tão prolongado.Ainda faltam estudos para que possamos entender os motivos da manutenção dos sintomas e, principalmente, qual seria o tratamento efetivo para estes pacientes. Mas a maioria dos pesquisadores concorda que uma boa opção de tratamento é a prática bem orientada de exercícios físicos.
Estamos realizando estudos científicos onde testaremos os benefícios de tratamento medicamentoso específico para estes pacientes.
Se você conhece alguém que teve COVID-19 e não se recuperou completamente, acredite nos sintomas e ofereça suporte. Não é fácil ter uma doença que as pessoas questionam o tempo todo.
Compartilhe com seus amigos que ainda acham que “é só uma gripezinha” e também com aqueles que estão sofrendo com o Long Covid.
Continuamos sem tratamento específico para o quadro agudo também, então, fica aqui o alerta para continuarmos nos protegendo!
Dra. Renata Castro
CRM 5270560-8
Especialista em Medicina do Esporte (RQE 28280) e Cardiologia (RQE 27131)
CRM 5270560-8
Especialista em Medicina do Esporte (RQE 28280) e Cardiologia (RQE 27131)