Você com certeza já ouviu falar no índice de massa corporal (IMC) este índice divide o nosso peso (em kg), pela nossa altura (em m) elevada ao quadrado. Apesar de útil para estudos populacionais, o IMC falha ao avaliar a composição corporal do individuo. O IMC acima de 30 kg/m2 indica obesidade. Mas será que todas as pessoas com IMC acima de 30 kg/m2 são realmente obesas?
A resposta é: NÃO! Nosso peso corporal inclui ossos, água, músculos e gordura. É claro que cada kg de gordura é bem diferente de cada kg de músculo! É por isso que o IMC atualmente é considerado um método limitado para a avaliação da composição corporal. A análise detalhada do quanto que temos de músculo e gordura é um indicador muito mais preciso de nossa saúde. Está análise é possível através de diferentes métodos, sendo a análise de bioimpedância a mais utilizada em nosso meio.
Mesmo pessoas com o IMC normal podem ser consideradas obesas, e com maior risco de doenças, quando a análise da bioimpedância é realizada! Você conhece sua composição corporal ou ainda está confiando no IMC? Vamos conversar sobre isso?
👩🏻⚕️ Dra. Renata Castro
👩🏻⚕️ CRM 5270560-8
👩🏻⚕️ Especialista em Medicina do esporte (RQE 28280) e Cardiologia (RQE 27131)
VOLTAR AO INÍCIO