Dores musculares, principalmente nas costas e panturrilhas, são frequentes em pacientes infectados pelo COVID-19. A intensidade destas dores pode variar de leve até muito forte, assemelhando-se àquela da dengue em cerca de 20% dos casos.
Não sei se você teve dengue, mas eu tive! E agora, com o COVID-19, senti dores exatamente iguais...Em casos mais raros, pode ocorrer miosite: lesão muscular, com liberação de substâncias que podem afetar a função renal, chamada rabdomiólise.
Alguns pacientes relatam que as dores musculares permanecem por semanas, impedindo o retorno à prática de atividade física.
A perda de massa muscular acomete praticamente todas as pessoas infectadas pelo COVID-19. Além da inatividade física, necessária para recuperação durante o quadro de infecção, a reação inflamatória ao vírus e a agressão direta do vírus ao músculo podem contribuir para a perda de massa muscular. .
Estratégias nutricionais e de treinamento físico INDIVIDUALIZADAS são necessárias para que o indivíduo possa recuperar a massa muscular e sua funcionalidade.
Você teve COVID-19? Sentiu dores musculares? Perdeu massa muscular?
Compartilhe esse post com seus amigos e familiares que foram infectados pelo COVID-19.